domingo, 4 de novembro de 2007

Volta à Ria ou GeoBTT

De forma a aproveitar a ponte do 1º de Novembro, e uma vez que não havia ninguém para me acompanhar no monte, resolvi concretizar um "projecto" que já tinha em mente há bastante tempo.

Parti de Aveiro pela manhã com o objectivo de contornar a parte Norte da Ria de Aveiro. O trajecto mental foi delineado a partir do google earth e o objectivo era, claro, andar o mínimo por estrada.


Após a travessia na lancha para S. Jacinto, segui por estrada até à Torreira, onde visitei a das quatro caches que viria a encontrar neste dia.
(Quem não sabe o que é informe-se aqui Geocaching.com)



Depois da travessia da Ponte da Varela virei a Sul e continuei sempre junto à Ria até encontrar a 2ª cache.





Segui caminho até ao Bico da Murtosa onde encontrei alguns moliceiros bem interessantes. (clicar para ver maior)







E como não há duas sem três, mais uns kms em direcção a Estarreja e lá estava a 3ª cache do dia.


Para terminar este passeio solitário que se transformou em GeoBtt, fiz um pequeno desvio no trajecto planeado e percorri parte do Percurso de Salreu do projecto BioRia. Vale a pena percorrer estes trilhos e contemplar a calma e a biodiversidade que o Baixo Vouga Lagunar nos proporciona. Cegonhas, Garças Brancas, Garças Cinzentas e Milhafres podem ser vistos com grande facilidade.

Foi também neste percurso que encontrei a última cache do dia.




Daqui segui caminho em direcção a Cacia, desta vez percorrendo parte do percurso pedestre "No coração do Bocage" publicado no Guia de Percursos Pedestres do Baixo Vouga Lagunar da Quercus.

Seis horas depois da partida, cheguei a Aveiro com 90kms percorridos.


Trajecto da Volta à Ria de Aveiro

3 comentários:

ricardinho disse...

Bonitas paisagens, tenho que fazer esse passeio...é pena ter faltado o piquenique regado com um bom vinho:))
abraço

Pedro Bastos disse...

Boas,

Rico passeio que deste. Dá para ficar com água na boca. Só uma breve questão: dos 90 kms tens ideia quantos é que foram em alcatrão? Pelo menos desde São Jacinto até à Varela, não? De qualquer modo é uma volta muito interessante. As fotos estão muito boas.

Boas pedaladas e força aí para novos projectos. Ficamos à espera das fotos.

Ferrão disse...

Eu quero fazer essa volta, ainda por cima ando há que tempos para conecer São Jacinto. Quando aí for, aviso para ver como está a tua disponibilidade.
Um abraço

 
Clicky Web Analytics