quarta-feira, 21 de março de 2007

Suporte para bicicleta da Garmin

O suporte para bicicleta dos Garmin Etrex sofre de um problema que o leva a desgastar-se com o uso, originando falhas no funcionamento do aparelho.

Tinha lido sobre o assunto mesmo antes de comprar o meu, mas os 18eur de um Garmin contra 75eur de um Touratech fizeram-me arriscar.

Este suporte consiste numa tampa traseira das baterias com fixação para a garra do guiador. Com a utilização intensiva, esta tampa vai ganhando folga, o que faz com que as pilhas deixem de estar devidamente imobilizadas, levando o aparelho a desligar-se esporadicamente.


A solução defendida por vários proprietários deste GPS é a introdução de uma pequena tira de velcro ou esponja entre a tampa e as pilhas, de forma a impedir a trepidação. Esta solução é temporária, uma vez que vai forçar a tampa em demasia e levá-la a ganhar ainda mais folga.



Ao fim de 11 meses e 1710km percorridos lá aconteceu o que eu já esperava: o GPS desligou-se duas vezes durante uma volta e já começava a deixar entrar água e lama para o compartimento das pilhas.
Fartei-me... e comecei a pensar numa alternativa!!


Enquanto estudava a possibilidade de fazer o meu suporte caseiro acabei por descobrir que já vinham a caminho problemas ainda mais graves.

A patilha de fixação do suporte estava quase a entregar a alma ao criador. E o mais estranho é que não há a mínima possibilidade de ter sido causado por mau uso, uma vez que aquela patilha tem um curso limitado de 3mm e não pode ter sido esforçado indevidamente.

Se tivesse partido em andamento, certamente tinha deixado o GPS pelo caminho.

Fica assim definitivamente posto de lado este suporte, uma vez que já está em fase avançada o projecto para o meu suporte caseiro. Aguardem noticias...


1 comentário:

Anónimo disse...

Ola. Adquiri recentemente um GPS Garmin para o BTT, caminhadas e Geocaching e deparo-me com o mesmo problema. O suporte! Tenho de ver se arranjo maneira de construir um suporte tipo os Touratech artesanalmente. Ja falei com um colega que construiu um, para ver se ele me dá umas dicas. Se quiseres depois digo qualquer coisa. Boas pedaladas
Daraopedal

 
Clicky Web Analytics