quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

Bicigodos em Aveiro

Ao contrário do que estava nos meus planos, ainda houve oportunidade para somar mais uns kms ao relatório de 2006.

Os Bicigodos Ricardo Lopes, Alfredo Jerónimo e Jorge Costa foram os três aventureiros que aproveitaram a minha semana de férias para vir conhecer os trilhos de Aveiro. Contamos também com a companhia do Cagaréu-Mor Hernani.

Tendo em conta o nível dos participantes, delineei um passeio de 61kms com partida da mítica localidade de Sernada do Vouga e passagem pelo Parque da Cabreia.
Graças ao Hernani fiquei a conhecer um novo troço entre a Cabreia e o Marco Geodésico, que permite eliminar alguns kms de estrada.
A meio do passeio fizemos uma agradável paragem em Carvoeiro para uma bifana numa esplanada, que nos permitiu restabelecer forças para a segunda parte.
Juntei ainda uma parte do percurso da Maratona do Vale do Vouga passando assim por Beco, Valongo do Vouga e Lamas do Vouga.

Track GPS em formato .GTM

Visualizar Track no Google Earth


A habitual paragem na cascata da Cabreia



Os Cinco na hora da bifana...

O brinde final... um furo a 100m do carro

Foi um passeio agradável com a quilometragem certa para acabar o ano com o total de 4000km percorridos em cima da "minha menina". Merece uma taça de champanhe na passagem de ano...

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------- Acumulado até à data: 4000,60km percorridos e 336h56m a pedalar -------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sábado, 23 de dezembro de 2006

FECHADO PARA BALANÇO

Em época festiva, é tempo de "abandalhar" a condição física e "despertar" os triglicéridos e o colesterol. Os únicos sprints são entre uma loja e outra, em busca da prenda perfeita para cada um dos nossos amigos e familiares. Esta onda consumista não é coisa que me agrade, mas já cheguei à conclusão que não vale a pena remar contra a corrente.

Mais um ano que termina, mais uma página na minha bicibiografia. Aproveito para fazer o balanço destes anos de aventuras velocipédicas.

Fazer o registo das minhas pedaladas desde o primeiro dia foi uma decisão acertada, no entanto, tem vantagens e desvantagens. É interessante poder calcular-se alguns somatórios, como por exemplo os kms percorridos e as horas que passamos "em cima dela", mas também nos prega alguns sustos quando olhamos para os totais de euros gastos em material e acessórios.

Aqui ficam alguns dos meus dados:



Totais/Ano


Totais/Tipo de terreno


Totais/Tipo de saída


A conta...

domingo, 10 de dezembro de 2006

O pessoal da Feira visita Aveiro...

Devido às suspeitas de neve no alto da Serra da Freita, alteraram-se os planos e o grupo de Santa Maria da Feira com quem me iniciei no Btt rumou a sul para vir conhecer os trilhos Aveirenses.

A partida foi do local habitual: a Estação de Sernada do Vouga. Eram 14 os "imigrantes" do Norte, mais 6 Cagaréus e 4 convidados deles que vieram de Vouzela.

Logo após a ponte metálica sobre o Caima viramos à esquerda em direcção a Mouquim, passamos a pedreira e mais à frente voltamos a descer até ao Vouga, onde deixamos o Vitor a caminho do carro para recuperar do "empeno" que apanhou logo nos primeiros 5kms.
A partir daí, acompanhamos a margem direita do Rio Mau durante 8kms até chegar às minas do Braçal.
Depois das minas dirigimo-nos para o magnífico Parque da Cabreia onde tiramos as fotos da praxe. Depois foi apanhar a estrada até à "subidita" para o marco geodésico e por fim foi sempre a deslizar até ao fim.
Foram 37Km com uma interessante diversidade de trilhos que deixaram os convidados maravilhados. Tenho a certeza que não foi o último passeio deles por esta zona.
Para mim foi também um passeio muito interessante, pois não conhecia a passagem pela pedreira de Mouquim.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------- Acumulado até à data: 3939km percorridos e 332h11m a pedalar -------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sábado, 9 de dezembro de 2006

Passeio de Natal ForumBtt Solidário

Respondendo ao desafio lançado pelo ForumBtt, foram organizados em todo o país oito passeios de Btt com o intuito de arrecadar algum dinheiro para ajudar uma instituição de caridade.
Em Aveiro foi o "Xure" a tomar a iniciativa de organizar tal evento. A ideia inicial era um passeio acessível a todos na zona do Baixo Vouga, mas a subida das águas tornou a maioria dos trilhos intransitável. Assim não houve alternativa senão mudarmo-nos para Vale Maior (Albergaria).
Encontraram-se 14 aventureiros solidários à partida deste passeio com 36km com passagem por Gavião, Cabreia, Minas do Braçal e foz do Rio Mau.
Foi sem dúvida muito interessante conhecer caras novas e trilhos novos aqui tão perto.

Medalha de mérito para todos os que vieram de longe - para o Bubuzinho que foi surpreendido com um trajecto mais difícil do que o que estava à espera e para o Banana que conseguiu fazer todo o trajecto com um raio partido e enrolado nos outros.

Gostei também da ajuda do S. Pedro que nos brindou com um belo dia para a prática do Btt, apesar do frio que me gelou os pés.
Os 14 aventureiros

Eu na Cabreia a tentar aquecer os pés...

O "Xure" com a imponente cascata por trás

O grupo na Cabreia...

Eu, o Mané e o Cagaréu

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------- Acumulado até à data: 3902km percorridos e 328h03m a pedalar -------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

Soajo - Lindoso

Mais uma saída dos Bicigodos até ao Gerês, e eu não podia desperdiçar a oportunidade.
O ponto de partida foi na aldeia do Soajo, junto aos famosos espigueiros.

Para o aquecimento saiu-nos uma subida por estrada até Paradela. Chegados ao topo, entramos no monte e logo avistamos a albufeira da barragem do Lindoso. Aqui começou a parte mais interessante: a descida até à barragem.

Paragem de 10min. para deixar baixar a adrenalina e admirar a barragem e voltamos a subir até ao Castelo do Lindoso. Aqui, além do castelo, pudemos admirar mais um imponente aglomerado de espigueiros com mais de meia centena de exemplares.

Nova etapa a subir pela Serra Amarela e, desta vez o GPS e o trabalho de casa deram-me uma grande ajuda na gestão do esforço. Foram 7km para subir dos 450m até aos 950m, que me deixavam de rastos se tivesse sido apanhado de surpresa.

Chegados ao topo do nosso trajecto, acabou-se o "empenado" na cauda do pelotão. Aqui é que começou o divertimento. Descidas alucinantes num estradão que serpenteia serra abaixo e que me "obrigam" a passar os limites do razoável. Tenho consciência do risco, mas a tentação é grande.

Para o final ficaram as aldeias de Mosteiro e Paradamonte, onde terminamos os trilhos de terra. A subida até ao Soajo teve de ser novamente por estrada, apesar de ainda termos tentado atalhar, acabando por andar com as "meninas" às costas a descer escadas de granito infestadas de urtigas.

Track GPS











 
Clicky Web Analytics